Apontamentos para uma Simbólica do Engenho Velho – nº 8 (Escafandristas)

Descubro, com certa surpresa, que C. G. Jung, em seu O Homem e seus Símbolos, no capítulo 4 – A Análise dos Sonhos, afirmava que os símbolos são naturais e espontâneos e, que por conta disso, ninguém pode inventar um símbolo.

Isso é o que dá trocar o pneu com o carro em movimento.

Como assim?

É que, desavisadamente, convidei alguns artistas para criarmos símbolos e descubro que meu guru afirmava, peremptoriamente, que ninguém é tão genial que possa sentar com uma caneta ou com um pincel e dizer: agora vou criar um símbolo!

E agora, José?

Creio que Jung abre uma exceção no tocante aos símbolos religiosos, que, segundo ele, foram sendo desvelados a partir de sonhos primitivos, antes soterrados nos mistérios do passado. Ou seja, os símbolos religiosos surgiram de sonhos dos líderes ancestrais e foram se firmando ao passar dos séculos. Com isso, posso afirmar que um artista, que explore seus mundo interior, pode não conseguir “criar” novos símbolos, mas, redescobrir uma simbólica oculta em sua própria psiquê, com o que nela há de ancestralidade.

Essa é a brecha jungueana para que prossigamos com a busca de uma Simbólica do Engenho Velho da Várzea.

Jung admite uma “faculdade de simbolização do ser humano” que tem nos sonhos o mais fecundo e acessível campo de exploração, sem embargo de outras manifestações psíquicas.

Considero que os artistas somos antenas do inconsciente coletivo. Lidamos todos os dias com esse jorrar incessante de imagens dentro de nossa alma. Nada nos impede que façamos esse mergulho pelo mundo oníricos e capturemos as imagens dessa Simbólica, feito escafandristas que encontram uma cidade submersa, oculta em nosso mar interior.

Sobre Eurico

Escritor e poeta
Esse post foi publicado em Outros temas, processo criativo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s